Ter uma loja virtual de roupas cada vez mais se mostra um ótimo empreendimento. De acordo com o seguinte levantamento nada menos que 86% dos brasileiros preferiram realizar as tradicionais compras de natal através de lojas virtuais e canais online, com transações que movimentaram cerca de R$ 150 bilhões no Brasil.
Isso mostra uma mudança no padrão de comportamento dos consumidores, que pode ter se acelerado por conta da Covid-19, mas que está se consolidando cada vez mais. Afinal, a praticidade de pesquisar preços sem sair de casa, e comprar com um simples clique, aliada à melhoria na segurança de dados, fazem das compras online uma ótima opção.
Se abrir um ecommerce tem se mostrado uma iniciativa promissora em vários ramos, investir em uma loja virtual de roupas pode ser uma ótima opção. Isso porque dentre todos os segmentos, moda é o que mais vende, e expande seus negócios. Está pensando em ser mais um caso bem-sucedido de ecommerce em moda? Confira aqui algumas dicas sobre como a tecnologia pode te ajudar nessa jornada.
Invista em um ERP
Você sabe o que é um ERP? Sistema ERP é aquele que permite a interface entre as áreas da sua empresa. Quando aplicamos essa lógica à uma loja virtual, como a do setor de vestuário por exemplo, a sigla ERP indica que o sistema integrado possibilita que o fluxo de venda e compra, o estoque, e todas as ações de marketing funcionem de maneira conectada. Os processos passam a ser automáticos e com menor índice de erros. Por isso, independente do tamanho do seu empreendimento a escolha de um bom sistema de ERP é um passo fundamental. Agora, passemos para algumas dicas que lhe ajudarão a entender as vantagens do sistema para o sucesso da sua loja virtual de roupas.
Boa apresentação do seu produto
A loja virtual é o cartão de visitas do seu negócio. E para um empreendimento do ramo de vestuários, a apresentação do ecommerce é ainda mais importante. Portanto, procure um provedor de sistema que ofereça boas soluções em termos de layout e funcionalidade para a página da loja.
Um site funcional e bem organizado, com imagens em boa resolução, e que permite ao cliente uma boa experiência de navegação e compra faz muita diferença para a loja virtual de roupas. Muitas vezes os sites são poluídos, cheios de informação, e isso pode distrair e confundir o cliente, que afinal acessou o seu conteúdo para escolher peças de roupa. Então evite tirar o foco do cliente do seu produto, com informações desnecessárias. Menos muitas vezes pode ser mais.
Controle financeiro, gestão e adequação às normas
Além disso, também é importante que os recursos oferecidos pelo sistema sejam adequados às suas necessidades. Um sistema que organize e controle seu fluxo financeiro, como as contas a pagar e receber, de maneira simples é um grande aliado da loja virtual de roupas.
O sistema também precisa oferecer as possibilidades de venda para varejo e/ou atacado, criar categorias para acessórios, e gerenciar o estoque. É muito importante, por exemplo, que o controle de estoque ofereça a função de alerta de reposição baseado na rotatividade, para que você não corra o risco de vender uma mercadoria que não esteja mais disponível. Assim, você mantém a gestão da sua loja virtual de roupas bem organizada, e otimiza o atendimento prestado aos clientes.
Um outro fator muito importante é que o sistema precisa emitir as notas fiscais, e garantir o envio de relatórios, além de observar todas as normas vigentes para que sua loja funcione legalmente.
Utilização de nuvem
Um bom sistema para loja virtual de roupas oferece segurança para proteger suas informações. Por isso, é muito melhor que esses dados, como fluxo financeiro e todos os controles da sua loja, sejam alojados em nuvem. Isso garante praticidade e segurança. Assim, você não corre o risco de perder nada caso haja um problema no seu computador, pode acessar seus dados de qualquer lugar e ainda pode compartilhar seus documentos de maneira rápida e segura.
Formas práticas de pagamento
Se o cliente precisa ter uma boa experiência de navegação no site da sua loja virtual de roupas para realizar uma boa compra, na hora de efetuar o pagamento não é diferente. Escolha um sistema que oferece integração com diversos meios de pagamento, e frete pelos correios ou transportadoras. A possibilidade de conexão com formas de pagamentos práticas e seguras, como o PagSeguro, é um diferencial que o sistema pode oferecer, facilitando a vida do cliente e a sua.
Interface com as redes sociais
Boas ações em marketing são essenciais para qualquer empreendimento. Mas no que se refere à loja virtual de roupas isso é ainda mais fundamental. As redes sociais são grandes aliadas para as lojas de roupas online, desde que bem usadas. Isso inclui canais diretos de comunicação com o seu cliente, que servem para tirar dúvidas e fidelizar seu público-alvo. Além é claro de sempre divulgar as novidades nas redes sociais. Por isso é importante escolher um sistema que publique automaticamente os novos produtos nas redes sociais, como o Instagram e o Facebook.
Criatividade para uma boa experiência de compra
Há que se ter em mente também que a loja virtual de roupas deve ser criativo para oferecer uma nova experiência aos clientes. Isso porque quando as compras são feitas em lojas físicas os clientes têm a possibilidade de experimentar as peças. Por isso é importante que os empreendedores pensem em alternativas e recursos que possam oferecer uma experiência tão rica quanto para o seu público. Não economize na descrição dos seus produtos, detalhando informações como tamanhos, tecidos e materiais, cores, e orientações para a conservação das peças. Além é claro de imagens de ótima resolução, e em vários ângulos.
Invista em um sistema com suporte humanizado e eficiente
Essa é uma dica que não se aplica apenas à loja virtual de roupas, mas a todo e qualquer sistema existente. Mas ela é tão importante que nunca é demais lembrar. O suporte humanizado, com uma escuta personalizada e voltada para as suas necessidades, faz toda a diferença. É sem dúvida um ótimo investimento, pois te ajuda a fazer seu negócio crescer sem dores de cabeça e dentro das normas e leis.
A internet tem revolucionado as formas de consumo pelos usuários, e as empresas estão acompanhando esse novo comportamento para conquistar novos públicos por meio das plataformas digitais.
Portanto, para implantar a loja virtual de roupas de forma simples e rápida, é preciso pesquisar um sistema com bom custo beneficio, levando em consideração a sua praticidade. Isso promoverá agilidade dos colaboradores, concentrando as energias na produtividade da sua empresa.
Para sua referência, indicamos o sistema ERP-commerce da Softserv Sistemas, que tem loja virtual integrada com vendas, estoque e financeiro, inclusive com emissão de nota fiscal eletrônica.
Sabemos que a legislação brasileira é complexa e muito volátil, por isso é bastante prudente buscar conteúdos de valor para contribuir com a melhor estratégia tributária para o seu negócio. Então indicamos também o nosso consultor de estudos para lhe orientar com seu melhor modelo de negócio, de forma bem resolvida com foco no sucesso obtido pela lucratividade.