eSocial: sua empresa esta preparada?

eSocial

Pelo que tudo indica , agora é pra valer… já tivemos tempo de sobra para nos preparar para esta nova mudança que o eSocial vai causar, o Ambiente Teste já foi liberado, as empresas de ERP já acertaram seus sistemas, e você? Já preparou sua empresa?

Quando se fala de Cadastro de Eventos Iniciais, o primeiro ponto que temos que observar é a Qualificação Cadastral do Funcionário, onde os dados a serem enviados devem estar em consonância com a base de dados do governo; as empresas possuem até a possibilidade de verificar os dados de seus funcionários, através de uma consulta a ser realizada no próprio site do eSocial.

Uma dica para padronizar estes cadastros na hora da admissão, é solicitar ao funcionário no momento da contratação,  o nada Consta do PIS junto a Caixa Econômica e uma declaração de regularidade do CPF, que pode ser obtida no site da Receita Federal; isso já agiliza o cadastro do novo funcionário, uma vez que o sistema não vai aceitar inconsistências de dados.

Não podemos deixar de verificar os dados da empresa também, pois em alguns casos por exemplo, a empresa já se encontra na 3ª Alteração Contratual, porém perante a Receita Federal, o cadastro da empresa ainda não teve esta alteração contratual registrada, e faz com que a Base da Receita Federal ainda tenha na sua base registrado um sócio, que dependendo da alteração pode nem mais fazer parte da sociedade , pelo fato de não terem Registrado esta alteração nos dados na RFB, e neste caso para a devida regularização se fará necessário que a empresa realize um DBE ( Documento Básico de Entrada ) para a Regularização de seu  cadastro.


Atuando a doze anos na carreira de consultor e palestrante, tem levado às empresas palestras personalizadas com uma combinação perfeita de conhecimento, entusiasmo e experiência prática, gerando com isso uma melhora significativa na eficácia das organizações. Junto com a SoftServ iremos auxiliá-los toda semana com dicas e novidades!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *