Aumente a produtividade gerenciando melhor seu tempo

trabalho com produtividade

Estamos vivendo em um tempo em que tudo acontece muito rápido e sempre estamos ocupados demais. Somos bombardeados diariamente com estímulos que acabam afetando nossa rotina de trabalho e consequentemente atingindo nossa produtividade.

Sabendo que esse é um problema que afeta muitas pessoas, resolvemos dar algumas dicas de como proceder nesta situação e fazer com que você aumente sua produtividade no trabalho somente gerenciamento melhor seu tempo.

Veja também:
5 dicas infalíveis para aumentar o lucro da sua empresa

Se afaste das redes sociais

Essa pode ser uma má notícia para muitos, mas é de suma importância que você se desligue um pouco das redes sociais durante o horário de trabalho. Além de aumentar a produtividade, você também estará evitando uma condição que muitos ainda desconhecem: a nomofobia.

A nomofobia trata-se de uma sensação de desconforto ou angústia causada pela falta de comunicação através de aparelhos celulares ou computadores. É um problema sério que, em muitos casos, se faz necessário acompanhamento psicológico para auxiliar a moderação do uso das redes sociais.

Use uma agenda!

Não tente se lembrar de todas as tarefas de cabeça. Essa prática aumenta o estresse e torna maior o risco de esquecer-se de assuntos importantes.

Ao usar uma agenda, você pode anotar tudo que precisa fazer e também dar uma ordem de importância para cada tarefa. Ah, e não é aconselhável utilizar o celular para isso, já que ao receber notificações de redes sociais provavelmente vai querer lê-las.

Prioridades

Realize primeiro as tarefas de maior prioridade. Assim, seu rendimento será mais efetivo, já que ficará livre e despreocupado para dedicar-se as tarefas mais fáceis depois.

Uma dica é estabelecer prazos para a entrega das tarefas, assim você sabe que precisa dar maior atenção aquele serviço. Mas cuidado, não faça o trabalho pensando em acabar o mais rápido possível, mantenha o foco na tarefa. Afinal, a preocupação tende a diminuir a produtividade.

Faça algumas pausas

Uma pesquisa divulgada pela Staples descobriu que mais da metade do seu pessoal não fazem uma pausa além do almoço. Um em cada cinco entrevistados revelaram que se sentiam culpados ao fazer pausas durante o trabalho.

De acordo com Tony Schwartz, autor do livro “The Way We’re Working Isn’t Working”, é preciso fazer pausas de 20 minutos a cada 90 minutos para aumentar a produtividade no trabalho. O estudo de Schwartz mostrou que violinistas que treinavam por 90 minutos e descansavam, aumentavam sua atenção, o foco e a energia.

Escute música e aumente sua produtividade

Possivelmente você já escutou que ouvir música clássica ajuda na concentração. No entanto, de acordo com Teresa Lesiuk, professora de terapia musical da Universidade de Miami, não importa o estilo musical que você ouve, o que realmente ajuda a você produzir mais é a canção que você tem preferência.

Em um estudo com especialistas em tecnologia da informação, a professora descobriu que os funcionários que ouviram música no trabalho, enquanto faziam suas tarefas, produziram mais e tinha ideias melhores dos que não escutavam músicas. Acredita-se que isso acontece porque os sons melodiosos liberam dopamina, um hormônio ligado ao prazer.

Gostou? Compartilhe com seus amigos...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *